- Área: 125 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marta Marques | Fotografia
-
Fabricantes: Cosentino, -, Abvent, GRAPHISOFT, MICROCRETE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa área de grande movimento e centralizada pela confluência de vias e meios de comunicação, a pré-existência, pertencente a um prédio urbano, datado da década de 20 do século XX, apresentava-se com parco interesse arquitetônico. Decidiu-se pela renovação completa do espaço, com demolição de todo o seu interior e criação de uma nova linguagem arquitetônica que exprimisse as premissas do cliente: contemporânea, de excelência, que conjugasse a tradição de grandes obras – desde pontes à indústria aeroespacial – e que causasse impacto.
O espaço é pautado por dois momentos: permanência e efemeridade. Permanência, claro, efemeridade, escuro. O binômio claro/escuro permite, também, a separação visual do espaço, com o escuro a demarcar a fronteira. A rudeza e austeridade do microcimento e da madeira não tratada contrasta com a nobreza e polidez do vidro preto, que amplia o espaço, contendo-o ao mesmo tempo. O hall demarca-se através da marcação clara das paredes e pavimentos, que contrasta com a escuridão da recepção, refletindo o exterior através das paredes envidraçadas negras.
Um corredor escuro, delimitado por paredes de vidro, acede aos gabinetes e sala de reuniões / copa e é pautado por um ripado em madeira de pinho não tratada, pintada de preto, iluminado por uma calha de luz superior. A sua perspectiva é acelerada através da distorção dos pórticos. O ripado, mimetizando a turbina de uma nave espacial, pauta o espaço através de uma promenade cerimonial que dá acesso ao gabinete principal. O ripado tem, também, como propósito permeabilizar o espaço em função da luz exterior, ao mesmo tempo que garante privacidade entre os gabinetes.
Dada a limitação de espaço em função do programa pretendido, a sala de reuniões funciona também cosem mo copa para refeições. Este espaço multifunções é equipado com um grande armário que, através de uma porta de correr, revela ou oculta a copa. Os gabinetes aproveitam ao máximo a luz exterior, quer através das vitrines que se abrem para a rua, como através do ripado que filtra a luz para o gabinete interior. O contraste entre os gabinetes e as circulações e instalações sanitárias é evidente. Rudeza, escuridão e carácter industrial nas áreas restritas e de circulação, e subtileza, claridade e minimalismo no Hall e gabinetes.